Comer antes de dormir: veja perguntas e respostas sobre os efeitos na saúde e dicas importantes

 

Um hábito muito comum de muitas pessoas, é comer minutos antes de dormir. Sempre após o consumo de alimentos, o corpo inicia o processo de digestão e absorção dos alimentos fazendo com que o organismo volte sua energia para esta atividade, dando prioridade para que esse processo seja feito. Se durante esse processo de digestão o corpo entra em estado de sono profundo, o organismo entra em conflito, já que duas atividades importantes do corpo humano passam a ser realizadas ao mesmo tempo.




>> Segundo os médicos especialistas, o que poucas pessoas sabem que o ideal é evitar comer e imediatamente dormir pois quando se dorme e o corpo entra em sono profundo, o funcionamento do aparelho digestivo torna-se mais lento e as reações do organismo ocorrem de uma maneira menos espontânea, fazendo com que a absorção da comida não ocorra com a mesma velocidade que ocorreria em condições normais.

Alimentos leves, como frutas e bolos (acompanhados de chá ou leite) podem ser consumidos antes do sono sem grandes problemas.

Quanto tempo se deve comer antes do sono?
Três horas é o tempo ideal para garantir uma digestão sem problemas antes do sono, principalmente para quem tem problemas como azia, queimação e gastrite. A ação da melatonina, hormônio que regula o ciclo de sono e vigília o organismo, também tem uma atuação importante nesse processo. À noite, o corpo é “programado” para desacelerar e apenas dormir. A melatonina avisa  o corpo que é noite, assim deixando-o menos preparado para receber alimentos. Isso explica também porque o corpo está preparado para passar tantas horas sem receber alimento enquanto se dorme.




Melhor comer ou não antes de dormir?
Especialista não recomendam dormir com a barriga cheia, tampouco com fome. Se o corpo ficar muito tempo em jejum antes de dormir, as reservas energéticas serão utilizadas mesmo no sono. Não é porque se está dormindo que o corpo não está gastando energia.

Comer assim que acordar é necessário?
Após passar muitas horas sem comer, é necessário que haja uma reposição de energias pela manhã. Ou seja, é muito importante que se tome o café da manhã logo depois de acordar (em torno de 20 a 30 minutos após ). O que ocorre pela manhã é que o corpo ficou muito tempo sem alimento e ele precisa desta reposição de energia pois o organismo está retomando totalmente suas atividades.

E o cochilo após o almoço, faz bem?
A sonolência que se sente após o almoço se dá pela necessidade do organismo de se concentrar na digestão, já que ele precisa direcionar muito fluxo sanguíneo para realizar este processo. Assim, qualquer atividade física um esforço do corpo que atrapalharia esta função começa a ser “desligada” pelo organismo e desta forma ocorre o sono, para o corpo não fique ativo e assim sendo concentrado as energias na digestão.




Dormir depois do almoço engorda?
O cochilo ou sesta (sono leve)  revigora e recompõe as forças permitindo, inclusive, maior produtividade à tarde. E o melhor de tudo: NÃO engorda. Portanto, é MITO. Se possível , comer uma refeição saudável,  e cochilar por meia hora ou 40 minutos depois do almoço. A digestão dos alimentos não é impactada neste estágio do sono leve.

E quando não se sente fome?
Mesmo sem fome, é recomendado por 100% dos especialistas que se coma ao acordar, mesmo sem sentir fome. Ficar em jejum no momento que está ativo faz com que o corpo recorra a outras fontes de vitaminas para repor a falta da alimentação por mais básica que seja. Mesmo quando não se sente fome, não se deve deixar de consumir alimentos saudáveis pois para uma boa qualidade de vida a saúde é o primeiro requisito.

É muito importante aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes nas refeições, comer de três em três horas, evitar frituras, refrigerantes, muito açúcar, sal, e praticar exercícios físicos, sempre com orientação de um profissional. É de extrema importância consultar um médico regularmente para fazer exames de rotina para medir a quantidade de açúcar no sangue, colesterol, além de outros exames.

>> Clique para ver + dicas de saúde e bem estar