Conheça os benefícios da semente de chia para a saúde

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Grande vantagem em seu consumo está mesmo em quantidade de fibras para o organismo

Salvia hispânica, ou popularmente conhecida como Chia ou Sementes de Chia de origem da Guatemala tem sido frequentemente reforçada seu consumo por especialistas em nutrição, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas, a semente ganhou notoriedade em função de sua capacidade de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.



A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas (por ter sabor neutro), além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas.

Mas a grande vantagem em seu consumo está mesmo em quantidade de fibras, duas colheres de chia contêm 8,6 g delas. Como é necessário consumir 25 gramas da substância ao dia, isso quer dizer que uma porção tem 34% das fibras de que o corpo precisa diariamente.

Perda de peso
As Sementes ajudam a manter uma pessoa saciada por causa de seu alto teor de fibra alimentar e também absorver o líquido. Elas fornecem energia para o corpo e não contém açúcar. Além disso, As Sementes de Chia melhorar a digestão por conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo.

Benefícios para o coração:
As sementes ajudam na diminuição do nível de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o nível de HDL (colesterol bom) no corpo. Os Ácido alfa-linolênico presente no ômega-3 que estão na semente ajudam a manter uma boa saúde do sistema cardiovascular.



Diabetes:
A Fibra dietética solúvel diminui e controla a velocidade de desintegração dos hidratos de carbono, controlando, assim, o nível de glicose no corpo. O consumo da semente desenvolve-se um revestimento gelatinoso e impede o surgimento do nível de açúcar.

Benefícios para a Pele:
As sementes podem ajudar contra danos dos radicais livres. Além disso, elas podem ajuda-los em ter ou melhorar a textura da pele, Com as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a livrar das espinhas e furúnculos na adolescência.

Benefícios para os cabelos:
As sementes podem ser aplicadas externamente, ou consumida. Elas ajudam a melhora o brilho e fortalecimento dos cabelos.
Fonte de vitaminas para uma porção de 25 gramas

Calorias – 122 kcal
Carboidratos – 10,53 g
Proteínas – 4,14 g
Gorduras – 7,69 g
Gorduras saturadas – 0,833 g
Gorduras monoinsaturadas – 0,577 g
Gorduras poli-insaturadas – 5,917 g
Fibras – 8,6 g
Cálcio – 158 mg
Fósforo – 215 mg
Magnésio – 84 mg
Potássio – 112 mg
Ferro – 1,93 mg
Zinco – 1,15 mg
Vitamina A 14 UI
Vitamina B1 (Tiamina) – 0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) – 0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina) – 2,208 mg