Manteiga ou margarina qual a melhor opção?

Manteiga-ou-margarina-qual-a-melhor-opcao
Manteiga e margarina estão presentes diariamente no café da manhã da maioria do brasileiros

Presente nos cafés da manhã de muitos brasileiros, a manteiga teve já foi considerada uma grande inimiga da saúde devido ao seu alto teor de gordura. No entanto, de vilã alimentar, ela voltou a ser vista como uma boa opção, se consumida moderadamente. Aliás, a manteiga é considerada até mais saudável que a margarina.



A manteiga é um produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é resultado da hidrogenação de óleos vegetais, processo no qual moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura de modo artificial, transformando gordura insaturada em parcialmente saturada.

A manteiga tem vitamina D, que não é encontrada na margarina, mas essa, por sua vez, está isenta de colesterol, como qualquer produto derivado de óleos vegetais.

De maneira geral, pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol no sangue consomem mais margarina que manteiga. Porém, as gorduras trans da margarina inibem a ação de enzimas específicas do fígado, favorecendo a síntese do colesterol. Consequentemente, de forma indireta, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol).



Logo, a melhor solução é consumir estes alimentos com moderação ou substituí-los por outros mais saudáveis como requeijão light, cream cheese light ou queijo tipo cottage, que além de serem menos calóricos, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas.

Ler mais notícias sobre saúde