Brotos de vegetais ótima fonte de saúde; conheça suas funções

Brotos de vegetais
Além de deixarem a receita mais gostosa, os brotos fazem muito bem para a saúde

Você sabia que os brotos de vegetais são um depósito poderoso de nutrientes e fortes aliados da saúde? Além de um sabor exclusivo, eles combatem os radicais livres e, por isso, retardam o envelhecimento. Vitaminas, fósforo e ferro também estão presentes nos vegetais, que rendem saladas e até bolos.

Entre eles, certamente o broto de feijão deva ser o mais famoso. Porém, há outras opções tão gostosas e saudáveis quanto ele. Conheça 7 brotos comestíveis (e suas funções):



Broto de feijão (o mais conhecido)
Brotos de feijão são uma ótima fonte de potássio, um mineral importante para a contração do músculo cardíaco e regulação da pressão arterial. Além disso, eles estão recheados de Vitamina K, cuja principal função é a capacidade de auxiliar na coagulação do sangue. Algo especialmente importante para mulheres em idade fértil, a fim de evitar a anemia.

Broto de quinoa (mais energia ao corpo)
O broto de quinoa está carregado de vitaminas B1, B2, B3 e B6, que dão mais energia ao corpo. Além disso, o ferro presente no alimento também contribui para fortalecer o sistema imunológico. Como se não fosse suficiente, o broto de quinoa está carregado de fibras que auxiliam na digestão.



Broto de lentilha (para boa digestão)
Os brotos de lentilhas podem te ajudar a digerir os alimentos mais facilmente. Isso porque eles estão recheados de fibras que turbinam o sistema digestivo. Além disso, o broto também diminui a quantidade de glúten encontrada nos grãos, o que pode torná-los mais fáceis de digerir.

Broto de alfafa (reduz riscos em câncer de mama)
Brotos de alfafa são uma grande fonte de isoflavonas, que são compostos de plantas que imitam o estrogênio humano. Estudos sobre o consumo de alimentos à base deste composto mostraram resultados positivos na redução do risco de morte em pacientes com câncer de mama.



Broto de ervilha (controle de açúcar no sangue)
Ervilhas verdes têm várias propriedades que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue. Os seus brotos são ricos em fibras e proteínas, o que pode ser benéfico para controlar o açúcar no sangue. Isso ocorre porque a fibra retarda a taxa de absorção de carboidratos, o que promove um aumento mais lento e estável dos níveis de açúcar no sangue.

Broto de girassol (fertilidade)
Você sabia que pode aumentar a fertilidade com sementes de girassol e brotos? As sementes de girassol e seus brotos contêm grandes quantidades de zinco. O zinco é um mineral essencial para o desenvolvimento de espermatozoides, e é por isso que é especialmente importante para os homens.

Broto de brócolis (regula a pressão e inflamações)
Glucorafanina é um antioxidante que não só ajuda a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração, mas também luta contra a inflamação, estimulando o sistema imunológico. Este antioxidante, juntamente com outros nutrientes encontrados em brotos de brócolis, combate os danos celulares e promove a saúde do nosso organismo.

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