Novo Camaro 2017 : mais força e menos consumo

novo-Camaro-2017O que já era bom ficou ainda melhor e mais bravo, essa foi a definição da montadora americana General Motors sobre o novo Camaro 2017 que chega a sua sexta geração. A montadora decidiu fazer alguns retoques na aparência do carro para a nova linha, que chega no segundo semestre ao mercado americano.

O novo cupê esportivo da GM terá a missão de manter o ciclo de sucesso comercial das gerações passadas, ao mesmo tempo em que eleva o nível de performance e reduz consumo de combustível e emissões de poluentes. Mesmo com viés mais econômico, a GM promete aceleração de 0 a 100 km/h em “menos de 6 segundos”, com consumo médio de cerca de 12 km/l.




A GM vai equipar uma das configurações do Camaro com motor Ecotec de 2 litros. Herdado do cupê de quatro portas Cadillac ATS, este quatro-cilindros usa turbo e injeção direta de combustível para gerar 278 cv e 40,78 kgfm de torque (por conta da performance linear permitida pelo turbo, 90% da força já está disponível entre 2.100 e 3.000 rotações por minuto, sendo que o topo é alcançado na faixa de 3.000 a 4.500 giros).

A configuração do modelo SS, mais completa, seguirá equipada pelo V8 de 6,2 litros, mas do modelo LT1, evolução da família Small Block usado no Camaro Z28 de 1970 e de 1993, bem como no SS de 1996 e na atual geração do Corvette. Também há desativação dos cilindros em baixas rotações (quatro dos oito). Com 20% de mudanças feitas exclusivamente para uso no Camaro 2016, bloco de alumínio e , vai render 461 cv (contra máximos 426 cv do V8 atual) e até 64,42 kgfm de torque.

Com esta configuração V8, a GM afirma que o Camaro é mais poderoso e divertido de todos os tempos. “Seja pelo primeiro motor turbo da história do carro, pelo eficiente V6 com mais força que muitos dos V8 utilizados em gerações anteriores ou pela volta do V8 LT1, a escolha pelo Camaro vai satisfazer todo tipo de gosto e de desejo por performance”, afirma Dan Nicholson, vice-presidente de desenvolvimento global de motores da GM 2017.

Quantos aos câmbios, quatro opções: a caixa manual Tremec R6060 de seis marchas é a mesma do Camaro atual e equipa as configurações básicas do 2.0 e V6; acima dela, a GM disponibiliza a Tremec TR3160 com controles eletrônicos indicando os melhores momentos de troca para o V8. Há ainda novas caixas automáticas de oito velocidades com troca de marcha no volante — Hydra-Matic 8L45 para o V6, 8L90 para o V8.

Preço: Faixa dos R$ 230.000